No experimento de hoje vamos ajudar aquela pessoa que saiu de casa e deixou roupa no varal ou janela aberta, e de repente o tempo virou pra chuva. Então que tal usar um Sensor de Chuva e um atuador, como um motor de vidro elétrico que é barato, para auxiliar nesta tarefa de automação residencial.
Então vamos lá.
Para este experimento nós vamos utilizar um arduino, um sensor de chuva e um relé.
Claro que o seu varal deve ser preparado para aceitar este tipo de automação, ou você pode improvisar com o famoso DIY (faça você mesmo).
Vamos iniciar explicando o princípio de funcionamento do sensor.
O Sensor é formado por trilhas separadas que unidas através de gotas de água altera a resistência (condutividade) passando assim a informar se há possibilidade de chuva.
Não é nada muito preciso inicialmente, pois para saber a quantidade de chuva que realmente está caindo teríamos que fazer vários testes empíricos auxiliados de um pluviômetro. Como no nosso caso apenas é para prevenir transtornos podemos assumir valores mais aproximados.
Este sensor possui um módulo cujo controlador é um LM393 responsável por filtrar os dados e entregá-los a duas portas uma analógica e outra digital. Para um ajuste fino da porta digital D0 ele contém um potenciômetro cuja função é facilitar a vida do 0 e 1 ou seja a sensibilidade.
Para dados estatísticos recomendamos usar a porta analógica.
Chega de blá blá blá e vamos a montagem.
Pinagem:
Clique aqui e faça o download do código Arduino.
Existe uma grande variedade de modelos porém o princípio de funcionamento é o mesmo, exceto um modelo que já vem acoplado um relé dispensando a necessidade de um arduino.